sábado, 3 de julho de 2010

Biografia de Dr. Apolônio de Perga Bandeira Barros.

Apolônio de Perga Bandeira Barros.

Filho do Dr. Joaquim Cavalcanti Leal de Barros e D. Domitila Teles Leal de Barros. Nasceu em 12 de julho de 1883 na cidade de Recife, em cuja academia se formou em Ciências Sociais e Jurídicas, no mês de dezembro de 1904.
Foi nomeado juiz substituto de Crateús em janeiro de 1905 e assumiu o exercício deste cargo a 13 de fevereiro do mesmo ano. Foi nomeado Juiz de Direito de são Benedito a dois de julho de 1911 e entrou em exercício no dia 23 do mesmo mês e ano. Removido a seu pedido, dali para a comarca de Ipu, assumiu o exercício do cargo a 20 de abril de 1920 (Provavelmente no lugar de Eusébio de Sousa).
Foi musicista, orador oficial do Gabinete Ipuense de Leitura e nomeado membro ilustre da Euterpe Ipuense quando da sua morte. Foi presidente do Ipu Foot Ball Club e sócio do Centro Artístico Ipuense.
Faleceu a 12 de abril de 1922 de uma infecção intestinal
Em sua honra foi construída uma Praça distintamente elegante e bem arquitetada para dar maior realce a sua localização, dada a posição que a mesma ocupa e que está localizada no Alto dos Quatorze, no topo do grande e populoso Bairro de nossa.
Terra.
Teve a sua construção em 1994 pelo Prefeito José Carlos Sobrinho – O ZEZÉ.
Uma praça que merece um destaque todo especial por se encontrar construída em local aprazível e estratégico com todas as características de uma Praça que merece a nossa admiração pela beleza de sua ornamentação e iluminação toda em estilo colonial.
Recebeu o nome de Dr. Apolônio de Perga Bandeira Barros; não era ipuense, mas aqui se instalou na década de vinte do século passado como Juiz de Direito de Músico, Dramaturgo e Poeta. Encontrou na Terra de Iracema o apoio merecido e o que é mais importante todo o calor da imaginação e criação do ipuense.
Era irmão do Tem. Pedro Alberto Lins Barros, comandante da coluna Prestes quando passou na nossa Região.
Dr. Apolônio deixou várias peças musicais, a mais célebre foi à marcha fúnebre ainda hoje executada pela Banda de Música da Cidade, chamada “DESILUSÃO”; já como comediógrafo produziu inúmeros trabalhos dentre eles a comédia “Um Casal e Meio”, toda musicada e cômica encenada muitas vezes pelo Grupo Teatral Ipuense e pelo Teatro Ernestina Magalhães ambos de Ipu.

Esta, pois aí a nossa pracinha conhecida também como “Praça do Alto dos Quatorze” que vem servindo grandemente a todos que se deleitam com o seu estratégico local de lazer.
Atualmente sua seu estado de conservação é deplorável sem o menor principio de conservação, contudo foi restaurada neste ano de 2007 ficando a Pracinha maravilhosamente encantadora.


Dados extraídos, em sua maioria, do Jornal Correio do Norte de 13 de abril de 1922, nº. 217. Complementados por Francisco de Assis Martins (Professor Mello).

Nenhum comentário:

Postar um comentário