sábado, 31 de julho de 2010

Biografia de Abilio Martins

Dr. Abílio Martins.

Bacharel, Jornalista, Pecuarista, Político e Poeta.
Filho de Ipu, Ceará, casado com Celina de Carvalho.
Substituiu seu genitor Antonio Manoel Martins na firma “Lourenço Martins & Cia” em Belém do Pará.
Residindo em Ipu, escrevia para jornais da Capital: “Correio do Ceará” e “Gazeta de Noticias”.
“Fundou o Gabinete de Ipuense de Leitura”, quando na época residia em Ipu diversos intelectuais.
Redator do hebdomadário “Correio do Norte” em Ipu. Autor de diversas comedias reapresentadas pela elite ipuense. Como Deputado Estadual representante da Zona Norte, conseguiu a ligação do Ipu com a serra da Ibiapaba, com elo de difícil acesso no Boqueirão, tendo vindo engenheiros do sul. Sendo esta a maior aspiração dos ipuenses.
Conseguiu também a construção do “Açude Bonito” para manter trabalho, matar a sede e fome da pobreza.
No Governo Justiniano de Serpa, em 1920 foi convidado para Secretário de Segurança do Estado.
Mesmo em casa do Padre Cícero, em Juazeiro, ele combateu e derrotou o cangaço do Zé Pereira no sul do Estado. Quando se desencadeou a política no “Forte de Copacabana” e se propalou por todo o País a deposição do Presidente Serpa por forças federais, Dr. Abílio desenvolveu uma extraordinária atividade e deu provas de mais inflexível energia sem perder o seu humor.
Como poeta, ele respondia suas cartas em versos ou sonetos.
Faleceu com 39 anos, repentinamente, quando Secretário, examinava obras do Estado em Caucaia para reforma da Penitenciaria de Fortaleza em 26 de setembro de 1923.
Depois do seu falecimento sua família publicou “Versos Alegres” com prefácio do Poeta Antonio Sales e este terminou dizendo: “Fica o público sabendo que Abílio Martins não era somente um homem espirituoso, mas também uma forma inteligente que veio aumentar o patrimônio intelectual de nossa terra e que ele serviu com tanta dedicação e lealdade deixando seu nome querido e brilhante na agiologia intelectual do Ceará”
Em Fortaleza, no Bairro da Parquelandia, Abílio Martins tem seu nome registrado numa larga rua e bonita.
No Município de Ipu tem um Distrito com seu nome, é o Distrito de Abílio Martins antigo “Curupati”. Ainda exista uma Praça no Centro da cidade que leva o seu nome.
Dados fornecidos D. Francelina Martins de Araújo.


Um comentário: