segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mulheres que contribuiram para nossa História.Cont...

Irma Mendes.

Irmã Mariana de Albuquerque Mendes. Superiora do Patronato Sousa Carvalho e Diretora do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus por três vezes.
Autentica, Dinâmica, Altiva, Altruísta, Administradora por excelência dirigiu a casa de ensino Patronato com muita dignidade e respeito aos seus comandados e aos seus superiores.
Possuidora de um caráter invejável tratava todos com carinho e muita dignidade e urbanidade.
Simples, mas de uma competência que somente ela é possuidora. Os seus conterrâneos do Ipu a tem no coração e na lembrança de uma personalidade que marcou a Educação do Ipu através do Patronato.

Chegou à primeira vez a Ipu em 10 de abril 1962 a 07de julho1968.
Suas realizações: Dezembro de 1962 - Irmã Mendes, apoiada por Mons. Moraes e a Professora Maria Valdemira Coelho Mello, cria a Escola Normal Pedagógica que passou a funcionar em 01 de março de 1963.
25 de agosto de 1963 – o Patronato Souza Carvalho recebe a honrosa visita do Sr. Nilo de Souza Carvalho e nesta ocasião inaugura:
O Jardim da Infância - a Biblioteca “Irmã Nogueira”
O Grêmio Estudantil “Mons. Moraes - as classes do Curso Normal Pedagógico
10 de dezembro de 1965 – Colação de Grau da 1ª turma de concludentes do Curso Normal Pedagógico.
Eram 20 normalistas e tiveram como Patrono: Irmã Mariana de Albuquerque Mendes, Paraninfo: Mons. Francisco Ferreira de Moraes e em homenagem à mestra, deram-lhe o nome: Turma Maria Valdemira Coelho Mello.
1966 – Irmã Mendes construiu:
A Cantina - o Bebedouro - reforma da Capela Nossa Senhora das Graças.
Segunda Vez:
13 de fevereiro de 1975 a 31 janeiro 1984 Irmã Mariana de Albuquerque MENDES
A terra feliz, que te acolheu mais uma vez. . 15 de março de 1977 – Irmã Mendes percebendo a necessidade das crianças do Bairro Breguedoff, na faixa etária de 2 a 6 anos, criou em convênio com a LBA o Pré-Escolar Santa Luisa de Marillac, em prédio próprio conjugado à Vila Santa Luisa. No ato da inauguração foram matriculadas 144 crianças, que além do ensino ministrado recebiam diariamente uma deliciosa sopa.
23 de setembro de 1977 - Irmã Mariana de Albuquerque Mendes, Diretora do Patronato, pelos elevados serviços prestados à Comunidade Educativa de Ipu, recebeu em sessão solene na Câmara Municipal, das mãos do Exmo. Senhor Prefeito Municipal – Dr. Antonio Milton Pereira o Diploma que lhe outorgou o Título de “Cidadã Ipuense”.
15 de agosto de 1980 – Irmã Mendes corta a fita inaugural do Parque Infantil que recebeu o cognome de Parque Infantil “Medalha Milagrosa”.
10 de fevereiro de 1981 – Criação do Curso de Estudos Adicionais ao Magistério de Formação do 1º Grau (4º Normal) com especialização em Língua Portuguesa e Estudos Sociais.
Autorizado o seu funcionamento pelo Conselho de Educação do Ceará - Parecer n° 624/81.

Terceira vez.
01de dezembro de 2001 a 26 de janeiro de 2005
Irmã Mariana de Albuquerque MENDES.
A sua estada desta vez foram apenas de três anos, mas mesmo assim conseguiu equilibrar as finanças do Colégio que não estavam muito boas.

· Foram 18 anos de total dedicação e abnegação que Irmã Mendes dedicou ao Patronato e ao Povo de Ipu. Promoveu em grande estilo o Jubileu de Prata do Patronato com uma grande festa que ainda hoje ecoa em nossos corações.

· Irma Mendes se encontra agora na Casa Central em Fortaleza, mas mesmo com sua idade provecta tem grandes lembranças de Ipu, pois ao encontrar-se com algum ipuense que aparece por lá pergunta por tudo e por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário