quarta-feira, 2 de junho de 2010

Biografia Dr. Amadeu Furtado

Rua Amadeu Furtado.
Nasceu na cidade de Ipu CE em 21 de julho de 1888e faleceu em 06 de fevereiro de 1952 em Fortaleza-CE.
Filho de José Furtado (comerciante) e Joana de Farias Furtado.
Medico, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1913.
Regressou ao Ceará em 1914, abriu consultório, dedicando-se totalmente a sua clinica, desfrutando do máximo conceito no exercício de sua profissão, dando provas de altas benemerências, praticando a caridade em larga escala, atendendo a pobreza, juntamente com sua imensa clientela, muitas vezes atendendo a noite, no seu consultório e na antiqüíssima Farmácia Teodorico, a pioneira de Fortaleza. Fez de sua profissão um verdadeiro sacerdócio. Foi clínico, fundador da Associação dos Merceeiros; Professor de Química Bromatológica da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, foi Diretor por mais de uma vez; Medico Legista da Policia em 1915, e depois Diretor do Instituto Medico Legal; Presidente do Clube dos Diários, por dois períodos. Assumiu a Presidência da Constituinte em 19 de março a 11 de abril, pois, era constituinte de 1947 ocupando a 1ª Vice Presidência da Mesa da União Democrática nacional – U.D.N. com o afastamento do Dr Joaquim Bastos Gonçalves para assumir o Governo do Estado, e nesse curto período de tempo fez a aposição da imagem de Cristo na sala das sessões e providenciou a ampliação do famoso quadro da 1ª Constituinte de 1891, para figurar no salão de espera o que não conseguiu mais pela carência de tempo. Como Governador Interino, passou o Governo ao Dr. Raul Barbosa.
Além de Médico, abraçou a carreia de político desde 1914. Possuía vasta cultuara, pois era homem de letras e de sociedade, e tornou-se umas das figuras mais populares de benquistas de Fortaleza.
Fundou em 1908, com Euclides de Matos, a revista “Eco da Mocidade”, que despertou sucesso no meio estudantil daquele tempo.
Cultivou também a literatura, escreveu contos e artigos nos jornais de Fortaleza e do Rio de Janeiro, dentre as quais “Fé, Esperança e Caridade”, e o “Natal dos Pobres”. Que tiveram repercussão no sul do País, sendo esse último, os seguintes trabalhos científicos Psicoterapia, tese de formatura.
Pesquisas Químico-Legais, em parceria com o Professor Rodrigues de Andrade, no ruidoso processo Percy Davis.
Membrana hímen, monografia; e vários discursos e diversos artigos esparsos em jornais e revistas. Sua larga popularidade, principalmente pelo atendimento médico aos mais carentes, como já mencionado anteriormente, valeu-lhe a homenagem da nomeação no Bairro das Parquelandia de uma Rua de Fortaleza com o nome AMADEU FURTADO. Em Ipu também em sua homenagem denominou-se uma Rua com o seu nome no Bairro da Nova Aldeota.
Tinha capacidade de trabalho pouco comum – era infatigável e perseverante em todos os seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário