sábado, 19 de junho de 2010

Biografia de Wilson Lopes.

José Wilson da Silva Lopes
(Wilson Lopes)

José Wilson da silva Lopes, nasceu em Ipu, na Rua da Goela nº. 11 de junho de 1924, filho de Raimundo Nonato Lopes e Mara Arcanjo da Silva Lopes (Bibi). Em 1943 começou a fazer Serenatas além de se aposentar no Grêmio Ipuense como cantor oficial da Orquestra local, se apresentava também no Bar Cruzeiro, Bar Chic da cidade que possuía a sua orquestra própria e Wilson animava as noites cantando para o escol da sociedade ipuense.
Tocava violão e mudar-se para Fortaleza levou consigo o seu Pinho. Partia assim o Poeta e Cantor Wilson Lopes. Chegou a Fortaleza e foi logo solicitado para cantar em bares, restaurantes e boates. Não foi difícil, com aquele vozeirão tipo Nelson Gonçalves todo mundo lhe dava valor, e assim aconteceram os seus primeiros companheiros: Milton Alves, José Maciel, na linguagem seresteira eram os “lobos da madrugada”.
Na sua trajetória da vida comum e artística exerceu a função de Cabo do Exercito Brasileiro, e Tipógrafo. Alem de cantor pertenceu ao TAG, Teatro de Amadores Gráficos, foi membro do Teatro do Sesi. Em Ipu foi Grupo Teatral Ipuense, fazendo grandes apresentações.
O Grande momento foi quando foi vencedor da Voz de Ouro ABC, indo representa o Ceará em São Paulo, o concurso foi promovido pela Rádio Uirapuru de Fortaleza. Nesse tempo o diretor artístico era o Carvalho Nogueira. Cantou várias músicas nas diversas fases do concurso “A Volta do Boêmio”, “Deusa do Asfalto” e “Vitrine” na capital paulista interpretou de Luiz Assunção “Praia de Iracema” e foi classificado, recebendo naquele tempo a importância de 200 cruzeiros e uma radiola ABC a primeira que veio para o Ceará.
Cantou Seresta por intermédio do Major Bastos, na Encetur, Tri-legal, Náutico e ACI.
Conseguiu formar Um Trio que Chamou de “Tria Serenata”, com ele mesmo no violão, Chico do Cavaco e o Ribamar do Violão.
Compositor tendo como inspiração o berço natal. Compôs: Fim de Festa, Saudade de Pereiros, Amor Desfeito e outros e mais outros.
Em 1940 cantou pela primeira vez a Valsa Passados do Meu Ipu de Zezé do Vale por ocasião do Centenário de Emancipação Política do Município
Casou-se com Liduina Moura da Silva. Nasceram apenas dois filhos, José Wilson da Silva Lopes Junior e Adailson da Silva Lopes.
Faleceu no dia 10 de novembro de 1985 quando se preparava para participar de uma seresta por ocasião da festa que elevou Ipu da Categoria de Vila a Cidade. Portanto 100 de cidade de Ipu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário