quarta-feira, 26 de maio de 2010

Variedades.

Variedades.

Dos Leilões, e dos seus gritadores, quando se referia sempre ao Vicente Papagaio e ao Batista Bernardino.
Das quermesses durantes os festejos religiosos; do Partido Azul e Encarnando, do Boi Pintadinho do Zé Padeiro, das Retretas no Jardim de Iracema, dos fogos de artifícios queimados e fabricados pelo Pe. Corrêa nos festejos de São Sebastião que eram verdadeiramente apoteóticos, tudo isto e mais outras coisas interessantes iremos descrever neste livreto.

A história do XEXÉM, um local onde se realizavam festas-bailes com as mulheres da época. Eram chamadas marafonas de vida fácil. Era localizado abaixo da Estação Ferroviária quase entrando no Bairro dos Canudos. Nas imediações existia outro era “O GATO PRETO” muito cortejado pelos menos favorecidos que não tinham acesso à “VELHA MARIA MAGA”, ou a RUA DA MANGUEIRA e outros, imaginem só a mudança. Que diferença... Hoje a coisa é bem diferente.

O Quebra Bodega, localizado abaixo da Bica, era um lugar reservado para a prática sexual acompanhado de um banho com as águas límpidas do Riacho Ipuçaba, (até que era romântico...) Gostoso...
Do Gangão com sua cachoeira imponente e bonita, a sombra dos mangueirais deliciava toda juventude ipuense com aquele apetecível banho, com uma queda d’água limpa, livre da poluição tão característica nos nossos dias.

Do Partido Azul e o Encarnado, que foram organizados para angariar fundos para a Festa de São Sebastião. Travou-se uma verdadeira batalha cada partido queria ser o primeiro nas arrecadações. Tomou aspecto político e o PSD ficou com o partido Vermelho e o Azul com a UDN.
O Hino do Partido Encarnado papai relatou assim:
Nós somos encarnados
O partido do amor
Somos, somos o abafar na avenida.
Somos mais os vendedores
Em folgar com alegria
Que para o ano ainda somos da folia.

O cordão encarnado
Quando chega na avenida
Alegra os corações
Por mais entristecidos
E depois disto não precisa
Mais de nada
Somente o gozo de sermos encarnados.
Parodia – (Música da Mulher do Leiteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário