domingo, 16 de maio de 2010

Tiro de Guerra - 208

Tiro de Guerra -208

Foi-se mais um. O "Tiro de Guerra" do Ipu. Guarnição do Exercito funcionou aqui de 1940 a 1956.
Deixou a sua história. Muitos foram os que por lá passaram, filhos desta terra que ainda recordam com saudades os felizes momentos ali vividos.
No dia do Município, no seu aniversário, lá estava o TG-208, o Tiro de Guerra engalanando o desfile de 26 de Agosto, marcando a passos firmes em honra ao natalício da Terra de Iracema.
No dia da Pátria, novo entusiasmo, o ruflar de tambores se mesclavam com a tradicional Salva de 21 Tiros.
Era o 07 de setembro. A cidade se preparava e vibrava com os nossos Recrutas e Engajados.
Em junho os folguedos as cantigas de São João, o estalo no ar dos foguetes e morteiros, era o Tiro de Guerra preservando o nosso folclore, a nossa cultura em forma de músicas, poesias, trajes e comidas típicas, coisas da nossa tradição.
O requebrado maneiro nas quadrilhas e nas danças matutas alucinava os presentes, e o molejo no ritmo do Xote dava um ar de talento a todos que participavam.
Tiro de guerra do respeito, da ordem e do Belo em suas apresentações.
Mais um que ficou na história de uma terra de bons e excelentes princípios.
Tiro e Guerra do Ten. Clóvis Lima Pires, do Sargento Siqueira, do Sargento Nonato e outros que comandaram o nosso TG -208.
Passaram por lá muitos de nossos conterrâneos e amigos. Relembramos aqui o Antonio Santos Aragão, João Mozart, Moacir Lão, José Fernandes Aragão, e o que era mais interessante o aluno que recebia o no 24 era chamado de 42, ao contrário, ninguém queria ter o número do veado na roleta do Jogo do Bicho.
A sua sede ficava ali onde hoje é a Fundação Nacional de Saúde, um prédio grande, pintado de verde e amarelo, calçada alta tendo ao lado uma pequena quadra de terra de chão batido para as mais diversificadas práticas esportivas. Em frente, os mastros para o Hasteamento das Bandeiras em memoráveis dias de comemorações cívicas.
Uma guarnição que muito serviu e orientou a juventude daquela época, não vamos esquecer nunca do nosso TG - 208, um marco na nossa história que ficará para sempre em nossas memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário