quarta-feira, 19 de maio de 2010

Outros Exóticos.........Cont......

SEBASTIÃO CEGO OU SEBASTIÃO DA MALU era um moço moreno, alto, tocador de cavaquinho e violão.
Na sua época, no Bairro do Corte, onde residia, acompanhava muito ao violão, a jovem Maria José Mesquita, mais conhecida como Baiquinha, mãe do Jaime Mesquita.
Baiquinha era jovem e bonita, voz harmoniosa, uma das mais bonitas daquele tempo.
Sebastião Cego, nas belas noites de luar, fazia serenata com os amigos: José Procópio, Albertino, (alfaiate) Chico Jorge, Alberto Aragão, que dedilhavam os violões. Sebastião Soares tocava a Flauta, e assim nesta juntada de instrumentos, saiam pelas ruas da nossa cidade, principalmente quando a noite já ia alta, espalhando harmonia e saudades aos amigos e amigas.

Quero falar do Boaventura, ou Pintura como a meninada o chamava.
Era um tipo físico exótico. Rosto magro enriquecido por um farto bigode de pontas viradas e espessas que lhe caia aos peitos.Era um pouco calvo, mas seu cabelo atrás era farto e abundante além de comprido.
Trazia sempre ao pescoço um Rosário, cujos mistérios eram entremeados de medalhas de nossa senhora. Parecia um daqueles Parias da Índia, devido a sua camisa ser de “manapulão” bem frouxa e de mangas compridas. Era sorridente, porém seu sorriso estampava mais tristeza que alegrias. Seus olhos eram tristonhos e lânguidos. Falava a sós. Não sei com quem dialogava, talvez com a esposa que ele mesmo anos atrás matara a facadas, o que lhe rendeu pesada pena.
Dizia-se que passava o dia andando pelas encostas da Serra onde se alimentava de frutos silvestres e animais, até Lagartixa. A noite ia dormir no cemitério, talvez, quem saiba, ao lado do túmulo da amada que matara.Por ter cometido esse tresloucado gesto, passou a auto-impor-se toda essa vida de sofrimento. Hoje tenho certeza, seu pecado foi perdoado, ainda em vida.Seu purgatório deu-se aqui mesmo na terra, e deve-o estar em bom lugar, pois Deus é misericordioso.
Pobre Boaventura, ainda conservo-o mentalmente a tua imagem, que, em menino despertava-me medo, hoje sinto saudade de ti, daí ter lembrado de ti, hoje tu ainda vives, pelo menos para mim.
Que ironia do destino uma pessoa ter o nome de Boaventura e sua vida foi uma má VENTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário