domingo, 23 de maio de 2010

Mulheres que contribuiram para nossa História.Cont...

Maria da Conceição Assis Araújo.
(Maria Assis)


Filha de Manoel Assis de Araújo e Maria Isabel de Araújo. Nasceu aos 12 de dezembro de 1911 e faleceu aos 11 de maio de 1992, nesta cidade – Ipu-CE.
Estudou nos primeiros anos de sua vida, nas Escolas Reunidas de Ipu.
Cursou o primário e secundário no então “Instituto São Luiz” que funcionou na antiga residência do Cel. José Lourenço no quadro da Igrejinha, tendo como diretor e professor Luis Jacome, natural de Sobral.
Em 1934 resolveu lecionar, mesmo em sua residência, a pedido de muitos pais, preparando alunos para alfabetização ao 5º ano primário.
Tão bem lecionava que ano após ano aumentava o número de alunos, até que resolveu equipar melhor a sua escola, dando-lhe o nome de “Escola São Gerardo”, matriculando em media 100 alunos por ano. Era uma escolinha humilde, como a sua prendada, bondosa e meiga professora – Diretora: Dona Maria Assis.
A escola funcionava em um mobiliário simples, quase sempre doado pelos próprios pais dos alunos, nunca recebeu auxílio de entidades públicas.
Estudaram no período de 1934 a 1974, quarenta anos aproximadamente, 4.000 (quatro mil alunos) dos quais muitos seguiram as mais variadas profissões: sacerdote, religiosas, médicos, engenheiro, advogados, comerciantes, agrônomos, odontólogos, oficiais do exercito, marinha e aeronáutica, professore etc.
A professora e “grande mestra” Dona Maria Assis, tinha uma personalidade admirável, marcado pela doçura, bondade e paciência. Em momento algum usava de arbitrariedade ou asperezas com seus alunos. Aplicava a pedagogia o amor e sempre tinha retorno positivo. Exigia sim, mas, entendia os problemas de cada um.
Foi mestra e catequista, logo ensinava e evangelizava. Em sua vida privada, dona Maria Assis, foi sempre um exemplo de cristã autentica. Fazia parte de todos os movimentos da Igreja e como Filha de Maria, sempre honrou a sua Fita Azul.
Era pacifica, meditativa e toda a sua vida foi um rastro de luminosidade espiritual.
Em seu rosto tranqüilo, víamos a sua perfeição dos escolhidos de Deus. Ela nos transmitia paz.
Dona Maria Assis, hoje goza do premio dos justos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário