sábado, 22 de maio de 2010

Mulheres que contribuiram para nossa História.Cont...

D. Carmélia Frota Passos.

Merece um destaque especial a Professora Maria Carmélia Frota Passos, que de profissão obra de amor ao Magistério-ministério.
Espalhou o bem no campo da Ciência e das Artes e, sobretudo, através da Catequese, formando corações para Deus.
Trabalhou cerca de 30 anos, consumindo-se na doação numa plenitude pura de Amor.
Os rastros luminosos de suas atividades ficaram impressos no Patrimônio Cultural e Educacional de Ipu. Reverenciamos a sua memória. . . Participava de todas as atividades da igreja, promovia Leilões, Quermesses, Dramas em favor das intuições de caridade da cidade especialmente a Igreja.
Foi a primeira Diretora das Escolas Reunidas de Ipu. Era casada com o Sr. Plácido Passos e residia no Quadro da igrejinha onde hoje é a residência de Elias Mororó.
Carmosina Xerez Máximo.

Nascida em Ipu a 27 de março de 1900 e faleceu em 13 de junho de 1983. Foi a primeira professora de dezenas, talvez centenas de ipuenses de sucessivas gerações, muitos dos quais receberam da saudosa mestra a base sólida com que edificaram a carreira e a própria vida. Suas aulas eram dadas numa sala da Rua Cel. Liberalino, mais ou menos defronte ao “Beco Progresso”, quase naquela esquina que dá para atual residência Manoel Gomes do Nascimento. Quem passava pela rua ouvia os alunos repetindo a tabuada ou aprendo a soletrar, em voz alta. Usava o cabelo longo e bem tratado em forma de coque, ou cocó, o que lhe valeu o apelido de “Cocó de Ata Seca”, em alusão a fruta (pinha ou fruta de conde). Figura respeitadíssima e estimada em todo o Ipu e vizinhanças. Era da Pia União das Filhas de Maria e de outras Associações da Igreja. Era muito gentil e amiga de todos. Era no tempo da Palmatória.
Dona Carmosa sempre inspirará sentimentos de saudade e gratidão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário