quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mulheres que contribuiram para nossa História



MULHERES QUE CONTRIBUÍRAM PARA GRANDIOSIDADE DE NOSSA HISTÓRIA

Iniciamos com D. Joana Paula Vieira Mimosa, doadora das terras do Ipu, era missionária e aqui esteve para desbravar fortemente as terras incultas e catequizar o nosso primitivo Tabajara.
Mulher corajosa destemida sempre disposta a lutar pelo engrandecimento de qualquer causa que fosse relacionada à Vila Nova d’El-Rei.Sempre boa humana capaz de fazer até mesmo o impossível para o crescimento de sua gente.


Professora Maria Valdemira Coelho Melo, desde a tenra idade já exercia o apostolado do Magistério.Desenvolveu sua atividade como professora em toda cidade, especialmente no Patronato Sousa Carvalho, onde lecionou 56 anos, puramente de doação à causa nobre da educação ipuense.Formou nessa trajetória que foi brilhante, milhares e milhares de profissionais liberais que hoje, se destacam nos mais diferentes ramos de atividades.Valdemira devotou toda sua vida a Educação e as suas atividades Religiosas.Escritora Poetisa das mais líricas e sentimentais escreveu três livros: “O Ipu em Três Épocas”, “Saga de uma Família” e um “Documentário do Patronato Sousa Carvalho”.Está em fase final o livro “História da Igrejinha” e Oxalá que seja muito em breve a sua publicação para que, possamos através dele aprimorar cada vez mais os nossos conhecimentos.(Valdemira faleceu em 17 de fevereiro de 2003). Portanto não publicando o seu livro sobre a Igrejinha.

Valderez Soares, Professora de música.Lecionou para toda juventude do Ipu, aprendemos as primeiras notas musicais no casarão de D. Valderez, nesta Terra de Iracema, foram muitos os que por ali passaram.
A sua vida foi devotada as artes, nunca esquecendo o seu lado de professora de sala, lecionando o Desenho, Educação Artística por muito tempo nas Escolas de Ipu, principalmente no Patronato e Colégio Ipuense.
Criou o Coral Santa Cecília, com 40 participantes sempre com vozes da primeira a quarta. Organizou o Canto Orfeônico no Patronato que muito animou as festas daquele estabelecimento.
Dirigia o conjunto musical Santa Cecília com vários instrumentos.
Fundou o Grupo Teatral Ernestina Magalhães que esteve em atividade por muito tempo. O nome de Ernestina foi uma forma de valorizar aquela que foi pioneira no teatro do Ipu.
Compôs vários hinos, inclusive o do Jubileu de Prata do Patronato, do Centenário de Cidade em 1985 e vários outros cânticos sacros, pois o seu devotamento pelas coisas da Igreja era muito sublime e cheio de muita fé.
Valderez Soares, a mulher dos sete instrumentos.

Professora Maria da Conceição Viana, escritora poetisa, primeira VEREADORA DE IPU, na gestão da Prefeita Municipal, D.Antonieta Rocha Aguiar.Conceição é amante da cultura sendo possuidora de grandes dotes artísticos e literários.É autora de um dos Hinos de Ipu em parceria com Paulo Rogério Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário