segunda-feira, 17 de maio de 2010

Biografia Dr. Rocha Aguiar

Francisco Rocha Aguiar.

Nasceu na cidade de Camocim aos 02 dias de mês de março de 1921. Filho de Vicente de Paula Aguiar e Maria Virginia Rocha Aguiar. São 17 irmãos, dentre eles o Deputado Estadual Murilo Rocha Aguiar.
Casado com Maria Antonieta Rocha Aguiar tiveram 06 filhos.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 14 de dezembro de 1949.
Chegou a Ipu em 1952, como funcionário da Divisão de Organização Sanitária do DNERU (Departamento de Endemias Rurais), durante seu trabalho neste departamento, a endemia ocular (tracoma) foi erradicada, foi médico do Corpo de Bombeiro do Ceará de da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Ingressou na militância política de Ipu com idealismo após consolidar uma forte imagem de liderança. Foi candidato a Prefeito de Ipu em 1958, na alcançando êxito. Continuou sua batalha política e em 1966, foi eleito Prefeito de Ipu com uma expressiva maioria de votos.

Na sua gestão renovaram-se as esperanças e Ipu teve uma reforma total no seu processo administrativo.
Restaurou os esgotos, fez a reforma total do Mercado Publico, construiu o novo Matadouro Publico a Escola de Ensino Médio Murilo Rocha Aguiar, construiu a Avenida Delmiro Gouveia, e a Avenida da Municipalidade. Em todos os Distritos construiu:
Prédios Escolares, Postos de Saúde, Postos Telefônicos, Calçamentos, recuperou Estradas em todo Município, instalou energia e abastecimento d’água.
Implantou o MOBRAL (alfabetização de adultos), elegeu como candidata única a sua esposa D. Maria Antonieta Rocha Aguiar (D. Eteinha), a 1ª mulher Prefeita de Ipu.

Dr. Rocha foi eleito Deputado Estadual para o período de 1979/1983, e passou então a residir em Fortaleza aonde veio a falecer em 01 de fevereiro de 2001.


Um comentário:

  1. Foi um excelente médico, minha mãe (Francisca Mourão)tem boas lembranças de quando o Dr. Rocha clinicava em IPU.

    ResponderExcluir